BragaFest.com – O melhor do entretenimento da Região

TIM e Oi perdem suas licenças de operação. Entenda! | www.bragafest.com

TIM e Oi perdem suas licenças de operação. Entenda!

TIM e Oi vão perder frequências por não terem cumprido obrigações da Anatel

As operadoras TIM e Oi perderam suas licenças para operar serviços móveis na frequência de 450 MHz. Em 2012, durante o leilão do 4g, esta faixa foi licitada e tinha como objetivo levar banda larga para ambientes rurais. As teles não utilizaram a faixa e ela foi devolvida à Anatel.

Por ser uma frequência baixa, a faixa de 450MHz tem maior penetração de sinal e as operadoras precisariam de menos antena para cobrir uma área maior, perfeita para a cobertura rural.

O problema é que essa frequência foi pouco utilizada globalmente, por outras operadoras, o que dificultou a construção de equipamentos de rede e dispositivos compatíveis com essa faixa.

Mesmo que o espectro não fosse utilizado, as operadoras não queriam devolvê-lo. Esta frequência pode ser importante em um futuro, caso a tecnologia para trabalhar com ela amadureça.

A Claro disse que utiliza os 450 MHz em mais de 200 antenas para ficar com a posse da licença.

Agora, sem nenhuma operadora ocupando a faixa, quem está de olho são os pequenos provedores e outras empresas de comunicação. O objetivo é o uso industrial e a criação de redes privativas 4G ou 5G.

Agora que as licenças foram devolvidas, a Anatel poderá outorgá-las novamente em nova licitação.

DOL

site7
site11
site1
LCSITEMAS
site10
previous arrow
next arrow