BragaFest.com – O melhor do entretenimento da Região

Por que não devemos segurar o espirro? Conheça os riscos! | www.bragafest.com

Por que não devemos segurar o espirro? Conheça os riscos!

Neurocirurgião faz o alerta e explica a função do espirro.

 Neurocirurgião explica o motivo para que a pessoa nunca segure um espirro. | Reprodução

Você tem o hábito de segurar o espirro? Ou, é do tipo que deixa ele sair? Uma coisa é certa: apesar de muito comum entre as pessoas, fechar as narinas para evitar a saída de ar pode causar sérios prejuízos. 

O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola alerta que o espirro é um estímulo normal de defesa do organismo. De acordo com o especialista, quando a pessoa inala fumaça, pó, ou até vírus ou bactérias, o corpo tenta expelir o invasor pelo nariz. Ou seja, essa é uma forma do organismo tentar se proteger.

Por que não devemos reaproveitar os potes de sorvete?

Espíndola ressalta que a principal intenção do espirro é “eliminar secreções e agentes agressores ao corpo”. No entanto, quando a pessoa segura o espirro, “toda a pressão gerada por esse fluxo de ar de alta velocidade que deveria ser expelido é travada e internalizada no corpo, aumentando a pressão intracraniana”.

Perigo! Não tome banho durante tempestades; entenda

A pressão, segundo o neurocirurgião, pode ser suficiente para gerar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ainda de acordo com o médico, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, o ato de segurar o espirro pode gerar o rompimento dos vasos. Apesar de rara, é uma situação que pode acontecer.

Não há formas de evitar um espirro. Portanto, a recomendação médica é sempre deixar ele fluir naturalmente. Quando o espirro vier, o médico orienta que a pessoa cubra o nariz e a boca com um lenço, ou até mesmo com o antebraço. 

DOL

site7
site3
site8
site5
site1
LCSITEMAS
site13
site10
previous arrow
next arrow