BragaFest.com – O melhor do entretenimento da Região

Belém: parada LGBTQIA+ protesta contra preconceito | www.bragafest.com

Belém: parada LGBTQIA+ protesta contra preconceito

Evento volta as ruas após dois anos Evento volta as ruas após dois anos

Neste domingo (25), ocorreu em Belém a 20° parada do orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com um sinal “+” para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas e diversas identidades de gênero), que reuniu centenas de pessoas que expressaram amor e esperança, contra a discriminação e intolerância.    

A marcha voltou a acontecer de forma presencial, depois de dois anos, devido a pandemia da covid-19 e teve ponto de saída na Avenida Presidente Vargas. O tema da parada foi “20 anos de luta e resistência.

 

 | ALEXANDRE COSTA/RBATV

 

 

 

 | Trayce Melo

 

 

“Estamos nas ruas depois de 2 anos, a nossa maior luta é por direitos, nem mais e nem menos, direitos iguais”, contou Isabella Santorini, coordenadora da rede paraense de pessoas trans.

+ Eleições 2022: saiba como encontrar seu local de votação 

 + Show de Teresa Cristina encerra Bienal de Artes de Belém 

Este ano a parada do orgulho LGBTQIA+ completou duas décadas e teve apoio do estado e do município.

“Hoje a parada LGBTQI de Belém comemora 20 anos e durante esses 20 anos a gente vem lutando para mostrar a sociedade que estamos aqui”, disse Kleber Amorim um dos coordenadores da parada.

 

 | ALEXANDRE COSTA/RBATV

  

 

 

 | Trayce Melo

 

 

 

 | Trayce Melo

 

 

Os registros de violência contra a população LGBTQIA+ aumentaram 8% de janeiro a agosto deste ano, conforme dados da SEGUP.

“A importância da parada é chamar a atenção da população brasileira, principalmente no Pará que o índice é muito grande de crimes lgbtqifóbicos. A gente quer que pare e quer chamar atenção da sociedade que estamos aqui e precisamos viver e toda a forma de amor é necessária”, falou Jane Patrícia, participante da parada deste ano.

SEGURANÇA

Foram destacados 40 guardas municipais, quatro viaturas e 12 motos para fazer a segurança ao longo de todo o percurso do evento.

 

 |

  

 

 

 | Trayce Melo

 

 

As ações de segurança preventiva, têm a missão de manter a ordem pública e garantir a integridade das pessoas e do patrimônio público, será realizada de forma integrada com os outros órgãos da segurança do Governo do Estado e com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Organização Pública do Município.

DOL

site7
site3
site8
site5
site1
LCSITEMAS
site13
site10
previous arrow
next arrow