
Pela primeira vez fora do Brasil, o DJ paraense e pesquisador musical Zek Picoteiro levou a música da Amazônia para atravessar o Atlântico. O artista fez o público da França tremer no último final de semana ao apresentar seu set autoral no Festival Off Avignon, um dos maiores eventos de artes cênicas do mundo. No palco, transformou a experiência sonora em espetáculo, misturando música, narrativa e performance para um público majoritariamente francês. A programação do festival segue até dia de julho.
Foi um desafio para Zek, que está acostumado a tocar onde as pessoas já conhecem e dançam o que ele toca. Na França, a maioria tem apenas uma noção superficial da música brasileira, como samba e MPB. Por isso, o DJ focou no que tem de mais único: sua pesquisa sobre música amazônica. Zek levou ao público um passeio sonoro pela Amazônia, com direito a roda de carimbó, batalha de treme, remixes de tecnobrega e até versões de clássicos franceses em ritmo paraense, como Daft Punk. Com a ajuda de um intérprete, foi explicando cada faixa, artista e contexto durante a apresentação. Foi uma catarse coletiva maravilhosa, com as pessoas dançando, vibrando e se conectando.
DJ Zek Picoteiro é curador, pesquisador e produtor musical apaixonado pela cultura ribeirinha. Há quase anos, atua na cena paraense para fortalecer a música produzida localmente, com uma pesquisa aprofundada em Tecnobrega, Cumbia, Lambada, Merengue, Carimbó, entre outros. Atualmente, Zek reside em…
Fonte: oliberal.com
Whatsapp BragaFest
Clique aqui







