
O premiado espetáculo Aziraí, interpretado pela atriz Zahy Tentehar, chega à capital paraense para duas apresentações no Theatro da Paz nos dias 9 e 10 de outubro.
Vencedora do Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2021, Zahy apresenta um solo autobiográfico que parte de sua relação com a mãe e que dá nome ao espetáculo. A primeira mulher pajé da reserva indígena Cana Brava, no Maranhão. Os ingressos estão sendo vendidos online pela Ticket Fácil.
- No palco, a artista une teatro, canto e ancestralidade, abordando temas universais como a relação entre mãe e filha, espiritualidade e a resistência dos povos indígenas.
Em entrevista, Zahy explicou que, embora o espetáculo seja sobre suas vivências, a narrativa desperta identificação em diferentes públicos. “Todo mundo se reconhece um pouco ali porque é sobre a relação de mãe e filha. Quando dou vida à minha mãe no palco, muitas pessoas enxergam as suas próprias mães ou avós. É a minha história, mas também uma história coletiva que fala sobre o Brasil e sobre os processos de aculturamento que atingem os povos indígenas”, disse ao Grupo Liberal.
A atriz também falou sobre a importância de contar a história de uma perspectiva genuína, livre de romantizações sobre os povos indígenas. “É uma história que é minha, mas também representa a verdade de muitos brasis. É muito libertador poder falar sobre o ser indígena de maneira mais humana, sem estereótipos ou discursos políticos. Quero contar a trajetória.”
Fonte: oliberal.com
Whatsapp BragaFest
Clique aqui







