BragaFest.com – O melhor do entretenimento da Região

Saúde: Vigilância Sanitária combate consumo de gelo escama. | www.bragafest.com

Saúde: Vigilância Sanitária combate consumo de gelo escama.

Reportagem: Fabrício Bragança.
A Vigilância Sanitária Municipal de Bragança em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal realizaram na noite desta terça-feira (13) uma operação para combater o consumo humano de “gelo escama” que é constantemente usado na preparação de Guaraná, Vitaminas, Sucos e Similares. Essa medida foi tomada após equipes da Vigilância Sanitária realizarem em todas as geleiras de Bragança do Pará fiscalizações para ver a preparação desse produto e todas usam Amônia (NH3) que é um gás incolor, alcalino e irritante em condições normais de temperatura e pressão, bastante solúvel em água em baixos valores de pH (ácidos) e o seu consumo pode ter efeitos agudos e a inalação do mesmo pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmos, queimaduras na mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito, edema pulmonar, salivação e retenção da urina. Ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe.
De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal está proibido a utilização de gelo para consumo humano e quem for pego vendendo produtos usando esse gelo para consumo estará comentendo crimes contra a saúde e a pena para quem não cumprir essa determinação pode ser de 04 a 08 anos de reclusão mais multa. E na operação desta terça-feira vários estabelecimentos foram visitados pelos fiscais que fizeram apreensão do gelo e notificaram as pessoas que estavam comercializando produtos para consumo humano com gelo escama.
A Vigilância Sanitária informou que essas operações ficarão mais intensas em Bragança e quem for pego novamente manipulando produtos para consumo humano com gelo escama irá será multado e poderá responder criminalmente por essa prática de Crime contra a Saúde.
Reportagem: Fabrício Bragança.
site7
site11
site1
LCSITEMAS
site10
previous arrow
next arrow