BragaFest.com – O melhor do entretenimento da Região

Paes Loureiro toma posse na Academia Paraense de Letras e reforça defesa da literatura amazônica - BRAGAFEST.COM - O Top da Galera | www.bragafest.com

Paes Loureiro toma posse na Academia Paraense de Letras e reforça defesa da literatura amazônica

no incentivo à leitura e à produção literária regional é fundamental para a preservação da Amazônia, tanto ambiental quanto culturalmente. Por isso, a posse do poeta e professor paraense João de Jesus Paes Loureiro, de 72 anos, na Academia Paraense de Letras (APL) nesta quinta-feira, às 5h, representa um marco na aproximação entre escritores e leitores da região. A cerimônia será coordenada pelo presidente da instituição, Ivanildo Alves, na sede da APL em Belém.

Em entrevista ao Grupo Liberal, Paes Loureiro ressaltou que a Academia, fundada em 1909, tem um papel histórico na cultura paraense. Para ele, é necessário ampliar essa atuação na defesa do livro não apenas como objeto simbólico, mas nas mãos do leitor e nas mãos dos leitores desde criança. O poeta defende que a APL deve ampliar o incentivo à leitura e à difusão da produção regional, destacando a importância das bibliotecas escolares, universitárias e do próprio sistema de ensino.

“Acho que poderia expandir mais essa defesa do livro, essa luta para que as escolas tenham em suas bibliotecas os livros de autores paraenses, de autores amazônicos, e que haja uma renovação ou enriquecimento a cada ano com as novas produções”, afirmou Paes Loureiro. O fortalecimento da literatura local, segundo ele, é essencial para que a cultura de um povo ou de um lugar possa se afirmar, confirmar e ser celebrada. O poeta revelou que sua candidatura à Academia foi motivada por sugestões e convites de amigos e colegas escritores.

  • Preservação da Amazônia
  • Incentivo à leitura
  • Produção literária regional

Fonte: oliberal.com

site8
site5
site1
LCSITEMAS
2
previous arrow
next arrow