
Uma exposição que foge da linearidade para apresentar a multiplicidade da arte brasileira moderna e contemporânea. Essa é a ideia da mostra Brasil das Múltiplas Faces, que abre nesta quarta-feira para inaugurar o Espaço Mil Villela – Brasiliana Arte Moderna e Contemporânea, novo andar inteiramente voltado a exposições do Ita Cultural (IC). O sétimo andar do prédio na Av. Paulista, dedicado ao mapeamento e incentivo das manifestações artísticas, foi reformado e batizado em homenagem a Mil Villela, uma das maiores acionistas da Itaúsa, que presidiu o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) por anos. O ambiente, antes pertencente à equipe institucional, agora abriga parte do Acervo Itaú Unibanco.
O novo espaço busca justamente valorizar este acervo e permitir que o público tenha contato com obras de alguns dos nomes mais importantes da arte brasileira, como Di Cavalcanti, Candido Portinari, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, Oscar Niemeyer, Tarsila do Amaral e Tomie Ohtake. Pela amplitude do acervo, um dos maiores desafios ao fazer a curadoria da exposição que inaugura o Espaço Mil Villela era selecionar as obras. Para a tarefa, o IC convidou o professor, curador e crítico de arte Agnaldo Farias, que optou por um “excesso coordenado”: são obras de artistas espalhados por metros quadrados. “Achei que seria mais rico e fértil se a lógica de apresentação se pautasse pelo excesso, entendendo que nessa grande quantidade existem colisões, encontros inesperados e relações passíveis de serem feitas que não estariam apenas dentro de uma lógica de autoria do curador”, explica ele ao Estadão.
A mostra faz um panorama da arte brasileira do século e início do século XXI, mas nas palavras de Farias, ela vai além: “Não é uma exposição histórica, mas sim uma exposição que se dá hoje, aqui e agora, com obras de diferentes épocas, sujeitas a diferentes leituras e a diferentes usos”. A exposição Brasil das Múltiplas Faces promete surpreender e encantar os visitantes com sua diversidade e riqueza artística, fazendo do Espaço Mil Villela um novo ponto de referência para os amantes da arte no coração de São Paulo.
Fonte: oliberal.com
Whatsapp BragaFest
Clique aqui







