BragaFest.com – O melhor do entretenimento da Região

COP 30: Cinema Líbero Luxardo exibe 40 obras sobre a Amazônia gratuitamente - BRAGAFEST.COM - O Top da Galera | www.bragafest.com

COP 30: Cinema Líbero Luxardo exibe 40 obras sobre a Amazônia gratuitamente

Entre os dias 6 e 10 de outubro, estará disponível no Cine Líbero Luxardo a mostra Amazônia: Memórias para o Futuro. O espaço ganhará um panorama audiovisual que apresenta os alertas sobre desmatamento, mudanças climáticas e violência contra povos indígenas que ecoam há décadas e permanecem atuais. A programação é inteiramente gratuita e traz para Belém cineastas e lideranças que registram a Região há anos e vozes contemporâneas de realizadores indígenas, atualizando os debates que terão na COP seu palco mais quente.

São mais de 40 filmes que totalizam aproximadamente 30 horas de exibição, sendo obras de Adrian Cowell e Vicente Rios que documentaram sistematicamente cinco décadas de transformações na região. Destaque para produções dirigidas por realizadores indígenas de coletivos como Vídeo Nas Aldeias, Beture Munduruku, Daje Kapap, Eypi e Wakoboré, além de filmes dirigidos por mulheres, incluindo Tainá de Luccas, Mari Corrêa, Ana Vaz, Beka Munduruku e Edna Castro.

  • A mostra Amazônia: Memórias para o Futuro faz um alerta de urgência, principalmente com a COP na cidade que irá discutir o futuro climático do planeta.
  • A série A Década da Destruição de Adrian Cowell registrou em tempo real o que cientistas como o Dr. Enéas Salati alertavam: o desmatamento não reduziria apenas as chuvas na Amazônia, mas em todo o Brasil Central.
  • Quarenta anos depois, as Tempestades da Amazônia e Amazônia Climática, filme mais recente que também integra a programação, provam que a floresta não é consequência do clima, ela o influencia diretamente.

Fonte: oliberal.com

site8
site5
site1
LCSITEMAS
2
previous arrow
next arrow