BragaFest.com – O melhor do entretenimento da Região

Arte indígena contemporânea é tema de exposição inédita e gratuita na Caixa Cultural Belém - BRAGAFEST.COM - O Top da Galera | www.bragafest.com

Arte indígena contemporânea é tema de exposição inédita e gratuita na Caixa Cultural Belém

A partir desta quarta-feira, Belém recebe a exposição inédita do coletivo MAHKU, intitulada “Espíritos da Floresta MAHKU”, na Caixa Cultural Belém, localizada no bairro do Umarizal. A abertura acontecerá das 10h às 18h e o público poderá visitar as obras a partir de quinta-feira, com visitação prevista até janeiro de 2022. A mostra reúne cerca de trabalhos produzidos pelo coletivo de artistas indígenas originários da Terra Indígena Kaxinawá do Rio Jordão, no Acre, sob curadoria e expografia de Aline Ambrósio.

O MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin desenvolve obras que unem dimensão espiritual e ação política, direcionando a venda das telas para a aquisição de terras ao redor das aldeias Huni Kuin, com o objetivo de preservar a floresta e os saberes ancestrais. O núcleo principal da exposição apresenta pinturas sobre tela em grandes e médios formatos, enquanto um mural de 8 metros por 20 metros será pintado na fachada da Caixa Cultural pelos artistas, ampliando o diálogo entre arte, cidade, tradição e contemporaneidade.

  • A expografia da mostra valoriza a imersão sensorial, conectando pintura, canto e a presença da floresta, com destaque para o painel central em formato de jiboia, que remete à figura mítica do povo Huni Kuin.
  • A exposição coincide com a semana do Círio de Nazaré e com a expectativa para a COP, que será realizada em novembro na capital paraense. Segundo a curadora Aline Ambrósio, a mostra estabelece um diálogo entre diferentes tradições espirituais, evidenciando como fé, devoção e coletividade estão presentes.

Fonte: oliberal.com

site8
site5
site1
LCSITEMAS
2
previous arrow
next arrow